Conheça as principais Instituições Filantrópicas e de Caridade em Maringá

Este é um espaço cedido gratuitamente às entidades de caridade, para que possam divulgar seus trabalhos, serviços e projetos.

Núcleo Social Papa João XXIII

 Núcleo Social Papa João XXIII

Somos o Núcleo Social Papa João XXIII, organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que desde 1972 é movida pela crença de que uma sociedade mais justa e com mais oportunidade é possível se promovermos o encontro do amor, da solidariedade e do trabalho. Atendemos 909 famílias em situação de vulnerabilidade social nos últimos 46 anos de Entidade, oferecendo além de moradia, oficinas culturais para crianças e adolescentes, bem como cursos profissionalizantes de inclusão produtiva, para oportunizar a pessoas de baixa renda a qualificação profissional.

NOSSA HISTÓRIA
O Núcleo Social Papa João XXIII, foi fundado em 9 de dezembro de 1972 por Dom Jaime Luiz Coelho e Irmã Salomé Dets, da congregação filhas da caridade de São Vicente de Paulo, com a missão de propiciar a famílias de baixa renda o fortalecimento dos vínculos familiares. Com o apoio da comunidade maringaense e uma doação da Prefeitura Municipal de Maringá, conseguiram um terreno de aproximadamente 27.720m², para a implantação da entidade. Com a doação de madeira oriunda do desmanche da antiga Catedral de Maringá, e outras igrejas, foram construídas as dez primeiras casas e com a grande demanda, posteriormente, mais sessenta. Após muitos esforços de apoiadores da causa, as casas foram gradativamente sendo reformadas e construídas em alvenaria. Hoje a Instituição possui, além de sua sede, 75 casas de alvenaria que acolhem famílias por até 5 anos.

Suas atividades principais são:
a) Acolher, em suas casas, famílias em situação de vulnerabilidade e risco social e que tenham filhos pequenos;
b) Acompanhar essas famílias de modo que não lhes falte assistência e orientações relacionadas aos direitos sociais: educação para os filhos, alimentação, saúde, habitação, saneamento, participação social e exercício da cidadania, entre outros;
c) Proporcionar às crianças e adolescentes projetos para o desenvolvimento intelectual, cultura e proteção e amparo;
d) Profissionalizar os pais de maneira que ocorra a sua inclusão produtiva na sociedade.

 

Para as crianças e adolescentes moradoras do Núcleo Social Papa João XXIII e da comunidade, são oferecidas oficinas culturais, e aos jovens e adultos disponibiliza cursos profissionalizantes, gratuitos, a oferta desses cursos tem como objetivo a inclusão produtiva e cultural de pessoas em situação de vulnerabilidade e risco social. Sua administração é composta por uma diretoria leiga de ação voluntária, com a presença de Irmãs Adoradoras da Misericórdia, que vieram substituir as Irmãs Vicentinas que permaneceram até junho de 2019. As Irmãs têm a missão de realizar visitas domiciliares às famílias, acompanhar todo o processo de triagem, acolhida, evangelização, promoção, inclusão social, eclesial e cultural.

ESTRUTURA FÍSICA:
1) Sede Administrativa com 750m²; 2) Salão social e cozinha, onde são realizados oficinas e Espaço Criança com 650 m²; 3) Sala de informática; 4) 75 casas de alvenaria com 60m², para acolhimento de crianças e adolescentes e suas famílias; 5) Casa da administração; 6) Salões de cursos profissionalizantes para os pais e comunidade; 7) Espaço para Bazar permanente, com venda de roupas e calçado a preços simbólicos. 8) Espaço de 900m² do Projeto Núcleo Ecológico Educativo, onde é desenvolvido o projeto orientação ambiental e biblioteca.

PROGRAMA RESTAURAÇÃO DO VINCULO FAMILIAR E SOCIOEDUCAÇÃO

O Núcleo acolhe nas 75 casas que dispõe, em comodato por até 5 anos, famílias em situação de vulnerabilidade social e com filhos pequenos, as quais recebem atenção permanente de irmãs religiosas e da diretoria, seguindo um relacionamento em que se busca acolhimento social e realização pessoal dos assistidos, bem como a conquista da cidadania.
Durante os 5 anos em que a família participa do programa, recebe acompanhamento social, que é compreendido de visitas domiciliares, atendimentos individuais, escuta qualificada, encaminhamentos sociais para a rede pública e privada. Também são ofertadas reuniões informativas e palestras com temas relacionados à família visando seu fortalecimento e o seu protagonismo social.


Em prol do desenvolvimento da socialização e a restauração dos vínculos sociais são realizadas confraternizações entre os moradores, apresentações culturais, das próprias crianças e adolescentes participantes do programa e dos projetos culturais, além da oferta de alimentos, através da “partilha”, objetivando minimizar as dificuldades econômicas e sociais das famílias atendidas pelo Núcleo. Preferencialmente, ingressam no programa famílias que estão em situação de vulnerabilidade social, ou seja, privadas de direitos sociais como a moradia digna, trabalho e saneamento básico e oriundas de bairros de toda a cidade de Maringá, bem como de cidades da região metropolitana.

Perfil das famílias que já moraram, estão morando ou aguardam por vagas no programa:
1) Famílias em situação de vulnerabilidade e risco social, que demonstram fragilidade de seus vínculos familiares, por conta da situação socioeconômica, exclusão social e baixa estima;
2) Mulheres grávidas em período de pré-natal ou com crianças recém-nascidas;
3) Crianças e adolescentes:
a) e seus familiares que recebem ou já receberam o Bolsa Família;
b) pertencentes à família monoparental.
c) com problemas de saúde com longo tempo de tratamento (ex.: hemofilia);
d) com familiar com alguma deficiência física ou mental (cadeirantes acamados).
e) na primeira infância ou na adolescência, fase em que necessitam de maior cuidado e atenção;
f) que estão expostos ao uso e tráfico de drogas lícitas e ilícitas caso fiquem perambulando pelas ruas e praças.

Faça parte deste universo de solidariedade, nos encaminhe suas dúvidas e informações sobre projetos ou programas administrados pelo Núcleo Social Papa João XXIII.

Avaliação do Estabelecimento

Fotos