Conheça as principais Instituições Filantrópicas e de Caridade em Maringá

Este é um espaço cedido gratuitamente às entidades de caridade, para que possam divulgar seus trabalhos, serviços e projetos.

Fundacim

 Fundacim

Instituto Brasileiro de Gestão Sociambiental - FUNDACIM é uma organização privada sem fins econômicos, focada no serviço de assessoramento e aprimoramento do conhecimento para as Organizações do Terceiro Setor - OTS, e inserção de projetos sociambientais para o Segundo Setor. 

Atuando a mais de 16 anos em âmbito paranaense, a FUNDACIM interliga uma rede de agentes de mudanças, com princípios que traduz efetivamente em desenvolvimento conectado com a sustentabilidade futura. Âncora em OTS, a FUNDACIM possui um ambiente de empreendedorismo sociambiental, gestão e inovação, localizada em uma região atrativa para empresas, universidades e governos que vêm fomentando mudanças econômicas e sociais, gerando riqueza, emprego e renda.

Missão
Aperfeiçoar e propagar conceitos, práticas e resultados do uso das ferramentas de gestão para todos os setores.

Visão
Ser reconhecida no Paraná como disseminadora de boas práticas de gestão no Segundo e Terceiro Setor.

Princípios
Inovação e Empreendedorismo Social e Ambiental
Cooperação
Excelência na Gestão Socioambiental
Compromisso com a Sustentabilidade
Disseminação de conhecimentos sobre Responsabilidade Sociambiental

A ACIM - Associação Comercial e Industrial de Maringá – se prepara para lançar oficialmente agora em maio o projeto Fundacim, que é destinado às entidades assistenciais. 

Desenvolvido por Roni Enara Rodrigues, presidente do Conselho da Mulher Empresária e Executiva de Maringá, o projeto filantrópico objetiva dar um apoio voluntário, técnico, político e financeiro às instituições e aos projetos de cunho social. 

Para iniciar o trabalho, a equipe envolvida pesquisou em mais de 30 fundações de todo o Brasil. Baseada em responsabilidade social, onde há soluções com comprometimento, diferente das doações da filantropia onde não há maiores envolvimentos, Enara pretende criar uma central de dados com informações das entidades, dos serviços, além de um banco de voluntários para 
colocar à disposição das entidades.

Profissionais liberais como dentistas, advogados, psiquiatras, entre outros, que dedicarem parte de seu tempo à prestar serviços serão batizados de Profissional Solidário e terão seu trabalho destacado na sociedade. 

OBJETIVO
Tendo como foco as crianças, os adolescentes, os idosos, as famílias carentes e os deficientes físicos, o trabalho busca a criação de novos projetos sociais com o objetivo de minimizar a pobreza e a marginalidade. 

Depois de uma fase onde o Fundacim foi apresentado à imprensa, sindicatos, empresas e clubes de serviço para conquistar novos parceiros, os envolvidos preparam o lançamento e a apresentação à comunidade. 

Entre tantos benefícios que podem acontecer na cidade, Rodrigues aponta que a organização das entidades resultarão em outras melhorias sociais. "Os que trabalham nas entidades, são leigos, não são profissionais. E, por isso, a entidade deixa de receber benefícios que tem direito.", revela Enara explicando que a empresa precisa estar legalizada para atrair os recursos financeiros. 

Há uma lei federal que permite que cerca de R$ 1 milhão seja destinado às entidades, mas que sai de Maringá e vai para o governo. "É um dinheiro que poderia ficar na cidade.", lamenta. Isto aconteceria simplesmente, com o declarante observando no imposto de renda. Mas, não acontece porque a maioria das instituições não tem a situação legalizada, não tem projetos, documentos e prestação de contas.

Seloo banco de voluntários também contará com quem já trabalha em alguma instituição assistencial, o que valorizará a atuação destas pessoas. Associado a isso, haverá a criação do selo "Empresa Solidária" que será um conceito dado às empresas que adotarem voluntários. 

Entre as previsões mais otimistas do Fundacim, estão a erradicação total do trabalho infantil, 0 (zero) pedintes nas ruas e colocação profissional de deficientes físicos e idosos no mercado de trabalho. 

Dentro do programa Filantropia On Line, o Maringa.Com é uma das empresas que apoiam o Fundacim.

Texto: Andhye Iore

Avaliação do Estabelecimento

OPORTUNIDADE DE EMPREGO
Op. de Caixa
Vaga Confidencial
Com experiência Maringá - PR